Labels

terça-feira, 30 de março de 2010

tokujin yoshioka


Pane chair


Vitrine Hermes ( incrivel!!!!! Veja o filminho!!!)





Loja da Swarovski



Igreja Arco Iris



Cadeira cloud



Moon Fragment



Cadeira Bouquet para Moroso



Tokujin Yoshioka


Estes japoneses estão arrasando !!!!!
Mais um designer super estrelado: Tokujin Yoshioka
Nascido em Saga em 1967, estudou na kuwasawa design school em Tokyo, estudou/trabalhou com Shiro kuramata (1987-1988) e Issey Miyake (1988-1992). A partir de 2000 se tornou free-lancer.
Ele é incrível!!!! O passeio pelo site vale a pena! Mostra a concepção das peças e nos caso da cadeira pane, mostra como é feita. D+

http://www.tokujin.com/

segunda-feira, 29 de março de 2010

Berenice Abbott


Berenice Abbott
Court of the First Model Tenements in New York City,
361-365 East 71st Street
c. 1935-39


Berenice Abbott
"El", Second and Third Avenue Lines
c. 1935-39


Berenice Abbott
Canyon: Broadway and Exchange Place
c. 1935-39


Berenice Abbott
Bread Store, 259 Bleecker Street
c. 1935-39

Poucas mulheres fotógrafas são citadas nos mais conhecidos livros de história da fotografia. Um dos motivos é que a história se repete e acaba estabelecendo resultados que nem sempre são corretos. Na verdade, as mulheres foram muito ativas neste campo e merecem ser mais conhecidas do que realmente são.
Sobre este tema, foi publicado um livro "A History of Women Photographers" de Naomi Rosenblum, publicado pela Abbeville Press (ISBN 1-55859-761-1). Este livro mostra o que ficou esquecido através dos anos.

Há de se pensar que antigamente, fazer fotografias não era tão "simples" como hoje em dia. O volume do equipamento era imenso se pensarmos que as chapas tinham que ser reveladas logo depois de expostas. Nada disso impediu a mulher de se envolver ativamente no processo de criação de imagens.

Hoje vou postar o trabalho de Berenice Abbott.

Berenice Abbott nasceu em Ohio em 17 de julho de 1898 e em 1921 se mudou para Paris. Na mesma época havia se mudado Man Ray, fotografo já estabelecido e que estava a procura de um assistente para o "quarto escuro". A partir deste momento, Berenice desenvolve um trabalho próprio e ao invés de receber pelo seu trabalho como assistente pode utilizar o estudio de Man Ray para fazer seus próprios retratos.
Ainda enquanto trabalhava com Man Ray ela se estabeleceu como um grande retratista dos intelectuais e artistas. Ela retratou Eugène Atget, Jean Cocteau, Janet Flanner, André Gide, Peggy Guggenheim e James Joyce, entre outros.
Ao procurar Eugene Atget para mostrar os retratos dele que havia feito em 1927, descobriu que ele havia morrido e deixado muito material a ser organizado e exibido. Desde esta época até 1968 quando vendeu a coleção de Atget ao Museu de Arte Moderna de Nova York, ela foi a melhor embaixadora do trabalho deste grande fotógrafo, que retratou Paris de 1880 a 1927.
Em 1929, logo após a grande depressão, regressa aos EUA, onde realiza ensaios sobre urbanismo e a arquitetura. O projeto Changing New York, um registo fotográfico dos prédios, da população e da paisagem urbana, é um dos seus trabalhos mais conhecidos.
Berenice Abbott morreu em Monson, Maine em 1991.
Mais informações, aqui, aqui

domingo, 28 de março de 2010

Premio Pritzker para SANAA


Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa



zollverein school of design, essen, germany (2003 - construction began 2005).
by SANAA.



extension of the institute of modern art, valencia, spain (2002 - ).
by SANAA


kanazawa museum of contemporary art of the XXI century,
ishikawa, japan (1999-2004).
by SANAA



"É de Kazuyo Sejima e de seu sócio Ryue Nishizawa o maior reconhecimento concedido a um arquiteto por sua carreira, o Prêmio Pritzker.

Considerado o Nobel da arquitetura por usar a premiação sueca como modelo para vários de seus procedimentos de indicação e prêmio, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído.

A Fundação Hyatt é gerida pela família Pritzker, proprietária da rede Hyatt de hotéis.

Conheça o júri do Prêmio Pritzker:

Lord Palumbo (presidente): empreendedor imobiliário e patrono das artes britânico. Já presidiu o Conselho das Artes da Grã Bretanha e a Fundação da Tate Gallery, entre outras entidades ligadas ao setor

Alejandro Aravena: arquiteto, diretor executivo do grupo Elemental, do Chile

Rolf Fehlbaul: presidente da Vitra, Suíça

Carlos Jimenez: professor da escola de arquitetura da Rice University, Estados Unidos

Juhani Pallasmaa: arquiteto, professor e autor, Finlândia

Renzo Piano: arquiteto italiano, ganhador do Pritzker em 1998

Karen Stein: jornalista, editora e consultara em arquitetura, Estados Unidos

Martha Thorne (diretora executiva): reitora assistente para relações externas da escola de arquitetura da IE University, Espanha


Sejima e Nishizawa formaram o escritório SANAA em 1995. O trabalho da dupla é conhecido por sua leveza e delicadeza, em muito obtida pelo uso da transparência. Eles dão grande importância à integração de seus edifícios ao entorno, a ponto de descrevê-los como “montanhas na paisagem”.

Entre as razões apontadas para a premiação, o júri cita a arquitetura delicada, mas poderosa do SANAA; sua discreta engenhosidade; a maneira bem-sucedida como seus edifícios interagem com o exterior e com as atividades que abrigam, e sua linguagem singular, fruto de um processo colaborativo único e inspirador.

Ao saber do prêmio, Kazuyo Sejima declarou-se muito feliz e disse "eu tenho explorado como posso fazer uma arquitetura que seja aberta, o que eu penso ser importante para uma nova geração. Com esse prêmio vou continuar me esforçando para criar uma arquitetura bela".

Nishizawa disse encarar a premiação com grande humildade. "Estou muito honrado e muito surpreso. Recebo e entendo este prêmio como um encorajamento para os meus esforços", declarou.

A maior parte da produção do SANAA está no Japão, mas o escritório tem obras implantadas na Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Holanda e Estados Unidos." Tirado da pagina da UOL

Aqui, galeria de fotos de projetos.

Texto publicado ano passado, quando teve exposição deles no Instituto Tomie Ohtake.

"Ao visitar a exposição Sejima + Nishizawa/ Sanaa: Flexibilidade, Transparência, Amplitude, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, na cidade de São Paulo, a impressão que se tem, apesar de ser uma mostra de projetos da firma japonesa Sanaa, dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, é que ali se exibe o trabalho de uma dupla de artistas plásticos." para ler mais ...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Luiz Maximiano







O fotógrafo Luiz Maximiano foi selecionado para expor no Lumix Festival for Young Photojournalism em Hannover, Alemanha. Luiz ficou entre os sessenta fotógrafos entre mais de mil inscritos. Todos com menos de 35 anos.
O ensaio que lhe rendeu esta seleção é “Os Churequeros de Manágua”, e são deste ensaio essas imagens que posto aqui.
Para ver mais destas, aqui.
Luiz Maximiano mora na Holanda desde 2003 e já ganhou outros prêmios. Vale a pena o passeio por seu site!
Vi primeiro no OlhaVê.

Flores









baby slings


* o bebê fica posicionado numa posiçano mais em pé.
* vc consegue visualizar melhor o bebê
* a respiração do bebê não fica obstruida


* o bebê fica muito embaixo
* a posição em 'C' faz com que o queixo faça pressão sobre o peito cortando a respiração
* vc não consegue ter uma boa visualização do bebê.

ALERTA GERAL!!!!!
este post chama a atenção para este novos produtos que estão fazendo sucesso no mercado e prometem conforto e aproximação da mãe com o bebê. Há de se tomar muito cuidado com o modelo e como fica a posição do bebê dentro do produto, para que as vias respiratórias não fiquem prejudicadas, causando asfixia.

"Recall de um milhão de baby slings nos EUA
Após três mortes em 2009, dois modelos de carregadores de bebê da marca Infantino estão sendo retirados do mercado norte-americano



Enquanto fazia compras, a norte-americana Lisa Cochran carregava seu filho de sete dias, Derrik Fowler, com a ajuda de um baby sling da marca Infantino. Depois de um curto passeio, ao colocar seu filho na cadeirinha para bebês dentro do carro, ela percebeu que Derrik não estava mais respirando.

No início do mês de março, a Comissão de Segurança de Bens de Consumo dos Estados Unidos (CPSC) anunciou que o baby sling poderia apresentar riscos de asfixia ao bebê. Agora, a mesma organização anunciou que dois modelos da marca Infantino, o "Sling Rider” e o “Wendy Bellisimo”, estão sendo retirados do mercado e os pais que já o possuem estão sendo orientados a não utilizarem o produto.

Foto: Reprodução

Sling Rider, da Infantino

Em entrevista à rede americana de TV CBS, Inez Tenembaum, presidente da CPSC, declarou que uma criança pode ser sufocada em questão de minutos dentro de um baby sling. "Você pode ter seu filho dentro do sling junto a você e não perceber que ele se posicionou de uma maneira em que não consiga respirar”, explica Tenembaum. Segundo a organização, já foram registradas 14 mortes relacionadas ao produto, três delas em 2009.

Segundo a CPSC, crianças menores de quatro meses correm um risco ainda maior dentro de um destes produtos. Nesta idade, os músculos do pescoço da criança ainda são fracos e ela não consegue sustentar bem a cabeça. Se o bebê se curva a ponto do queixo alcançar o peito, ele pode restringir as vias respiratórias e deixar de respirar.

Embora a Infantino tenha declarado que está trabalhando junto à CPSC e outras organizações para desenvolver baby slings com padrões de segurança, os consumidores estão sendo aconselhados a deixarem de usar o produto e a entrar em contato com a empresa para uma substituição gratuita por outros itens. Enquanto isso, a CPSC está investigando todos os baby slings do mercado e alerta para que o produto não seja utilizado até o bebê completar quatro meses de vida.

Alguns modelos de baby slings são vendidos no Brasil, os mais encontrados em sites e lojas de crianças são feitos de tecidos e têm argolas para ajustar a criança junto ao corpo do adulto em diferentes posições. Ainda não há ainda regulamentação para o sling no Brasil."

Mais informações no blog

terça-feira, 23 de março de 2010

quem quer casar ???







Ah, o amor ....
No começo deste ano fotografei para a Revista Casa e Comida casamento na bahia!
Uma mistura e tanto: noiva suiça, filha de japonês e noivo bahiano.
Estava ansiosa para ver como esta parceria suiço/bahiana iria rolar ...
E foi incrível!!!!
O cenário era fantástico, a decoração linda e os noivos ... umas fofuras! Simpáticos, carinhosos, atenciosos. Tudo para que o casamento realmente fosse de sonho!
Nem a chuva que caiu um pouco antes da hora do casamento atrapalhou o astral de todos!!! Convidados suiços, japoneses e claro, bahianos! Teve atee DJ internacional! Sem contar no show de música brasileira na voz gostosa de uma bahiana que agora não sei o nome e na apresentação de "sumô" ...

Aí vão algumas fotos que não saíram na ediçnao que está nas bancas ...

terça-feira, 16 de março de 2010

Lucia Lou






Conheci o trabalho da mineira Lucia Lou em Belo Horizonte na loja GRAMPO. Mais pra frente farei um post só sobre a loja que é INCRIVEL!!!!!!

O trabalho da Lucia é de uma delicadeza impar!
Fios de ouro que se transformam em palavras, desenhos e objetos.
Aqui tem um pouco do trabalho dela!

"O percurso profissional de Maria Lucia Loureiro
é marcado por uma qualidade bem própria, que é o da prestação de serviço, com o uso de um vasto repertório técnico. É esta prática que propicia a ela uma formação consistente como designer. À medida que produz trabalhos para outros estilistas de joalheria, a sua arte vai sendo gerada ao longo desse percurso como que subterraneamente. Desse modo, realiza um trabalho que não se preocupa em buscar um público ou canais de comercialização, mas é desenvolvido como experimentação, como reflexão do seu fazer como designer. No panorama da contemporaneidade, o que se costuma buscar e nomear como autoral se dá, na maior parte das vezes, às avessas do caminho trilhado por Lucia Lou, o que faz da sua experiência algo bem próprio.

Mesmo hoje, quando seu trabalho sai da banca do estúdio - que sempre foi dentro de casa -, e é exposto em diferentes espaços, mesmo então ele é 100% autônomo em relação ao mercado. São peças pequeninas, leves, singelas, com acento às vezes vintage, e que trazem principalmente a marca do engenho. Alguns itens vieram à luz a partir de uma idéia engenhosa colocada em prática com uma técnica que é, na verdade, um truque, um insight executado com apuro e ligeireza.

¨As minhas peças atuais são como desenhos com fios de ouro que reciclo, às vezes de peças quebradas que compro e que têm somente o valor do metal.Daí as peças são fundidas e o ouro apurado. Depois do ouro puro, faço a liga de ouro 18k e dai puxo o fio ou a chapa.¨

A orientação de se gastar o mínimo de matérias primas é ordenadora dentro da pequena obra de Lucia L. O seu trabalho como um todo procura o pequeno, assim como o planeta Mercúrio é pequeno também dentro do sistema solar onde habitamos. São objetos mínimos, mas carregados intensamente de reverberações significantes, principalmente ligadas às áreas dos afetos.

Invenção, habilidade. E poesia. As peças de Lucia Lou têm uma aura existencial, com um toque de frescor que surpreendem por serem tão únicas!"

Tirado do blog Novo move

segunda-feira, 15 de março de 2010

Prêmio Canon de Fotojornalismo Feminino


"Since the year 2000, the Association des Femmes Journalistes and Canon France, in partnership with the international Visa pour l’Image festival, and with the support of Figaro Magazine, have awarded an annual prize for women photojournalists. Women photojournalists worldwide are welcome to enter the competition, for which there is no age limit. The 8,000-euro award enables the winners to finance their projects and have their work exhibited at the festival in Perpignan and later in Paris at the Cosmos Galery"
Mais informações aqui.

Lulinha de pelucia



Talvez esta obra represente o lugar mais seguro para o Presidente e para nós brasileiros ... Trancado numa caixa.

Sobre a obra “Lulinha de pelúcia”:

O presidente Lula pediu ao artista um exemplar do boneco opositor, mas o artista, opositor ferrenho do presidente se recusou a dar o presente a Lula, porque criou o boneco exatamente, por odiar o presidente. Depois o artista acabou cedendo e doando um exemplar também ao próprio Lula. A primeira-dama, Marisa da Silva, declarou à imprensa dormir com a réplica enquanto o marido viaja.

Sobre o artista Raul Mourão:
Nasceu no Rio de Janeiro e estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Sua obra abrange a produção de desenhos, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e peformances. Suas peças, construídas com diversos materiais, desenvolvem um vocabulário plástico com elementos da visualidade urbana deslocados de seu contexto usual. Entre eles há referências ao esporte, à arquitetura, aos botequins e à sinalização de obras públicas.

Aqui, galeria de fotos das obras.

Aqui, o blog do Raul Mourão

Aqui, materia da Veja falando da exposição dos bonecos na galeria LURIXS no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Jan Smith




Eu já tinha visto o trabalho deste artista há um tempo atrás e tinha gostado muito. Não tinha visto toda a série e nem me aprofundado muito nele, mas agora revi pela B-Coolt e coloco aqui as palavras do Jorge Colombo que descrevem um pouco do trabalho do Jan.
"Jan Smith apresenta muito mais do que fotografias clicadas em baixas velocidades e longas exposições. Aliás, as imagens são muito mais do que cenários vazios e nus em movimento. Elas traduzem a estética do movimento parado numa efêmera poesia visual. [jorge colombo]"
Para quem quiser ver mais trabalhos dele, aqui.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails