Labels

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Paris, Rue d'aligre










Fora do circuito tradicional dos turistas, o leste de Paris esconde alguns segredos.
A Promenade Planteé, uma antiga linha de trem suspensa desativada em 1969 que foi toda transformada em jardim e se estende por 4,7 km, e o Marché d’Aligre.



Depois de andar pela Promenade pegue a rue du Fabourg St.-Antoine, e logo ouvirá os sons vindos das barracas da rue d’Aligre.
Antigo bairro operário, o Marché D’Aligre foi criado no sec. XVIII, e o nome foi herdado de uma viúva que ajudava a crianças abandonadas.




A predominância de árabes e africanos, faz desta feira um lugar bem animado, colorido e exótico, parecido com o espirito das nossas feiras daqui, onde os feirantes se esforçam para cativar o comprador gritando.



Além dos orgânicos, frutas e legumes da estação que vc encontra nas barracas, o Marché Couvert Beauveau, um mercado coberto que funciona desde 1777 e só não abre às segundas tem uma infinidade de produtos a serem descobertos. No mercado vc encontra vitrines de frutas secas, lindas terrines, azeites além de carnes e peixes.







Mas é nas manhãs de domingo que a rua e a praça d’Aligre viram uma festa, com feira livre, mercado de pulgas, a mistura dos antigos e novos moradores, os bobôs (contração da expressão bourgeois-bohème). Eles foram tomando conta da área aos poucos, e agora estes profissionais liberais bem apessoados, predominam nos cafés e wine bars que se multiplicaram pela região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

No item "Comentar como", se vc tiver conta hotmail, vc poderá escolher usuário GOOGLE, ou escolha ANONIMO e assine normalmente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails